(55) 3028.2428

Tratamentos oftalmológicos

Cirurgia da presbiopia

A presbiopia ou “vista cansada” é a dificuldade de enxergar com nitidez os objetos que estão perto dos olhos. Isso ocorre porque o olho perde a capacidade de acomodação e não consegue adaptar o foco em diferentes distâncias. A vista cansada é uma consequência natural do envelhecimento e pode surgir por dois motivos: fadiga do músculo ciliar ou perda da flexibilidade do cristalino (lente natural do olho).

A presbiopia é a doença ocular mais comum em idosos. Todas as pessoas após os 40 anos terão algum grau de presbiopia, seja mais leve ou mais severo.

A dificuldade de visão causada pela presbiopia pode ser compensada com óculos de grau, mas a cirurgia é uma alternativa mais confortável e permanente. Existem dois tipos de cirurgias para presbiopia:

• Cirurgia refrativa: o laser é utilizado para remodelar o formato da córnea e corrigir o erro de refração.
  • Implante de lente: quando o cristalino também apresenta opacidade, opta-se por remover o cristalino comprometido e substitui-lo por uma lente multifocal (cirurgia de catarata).

Causas da presbiopia

A principal causa de presbiopia é o envelhecimento natural do olho, que se intensifica após os 40 anos de idade. A progressão da presbiopia também pode estar associada às seguintes doenças:

• Anemia
  • Doenças cardiovasculares

Sintomas de presbiopia

Os sintomas mais comuns de presbiopia ou vista cansada são:

• Visão embaçada de perto
  • Dificuldade de leitura
  • Necessidade de afastar os objetos para ler melhor
  • Dor de cabeça
  • Olhos cansados

Quer saber mais sobre a cirurgia para correção da presbiopia?

Ligue

(55) 3028.2428