(55) 3028.2428

Tratamentos oftalmológicos

Cirurgia de catarata

A catarata é caracterizada pelo embaçamento do cristalino, que é a lente natural do nosso olho. O cristalino saudável é transparente e flexível, por ele passa a luz que forma a imagem na retina. Quando o paciente tem catarata, essa lente natural vai ficando mais densa e opaca. A catarata dificulta a entrada de luz, por isso ocorre a perda parcial ou total da visão.
Não existem medicamentos ou colírios que ajudem a reverter os efeitos da catarata no cristalino. A única forma eficaz de tratamento é a cirurgia de catarata.
Na cirurgia de catarata, o cristalino comprometido é removido e substituído por uma lente intraocular fabricada com o grau do paciente. O procedimento é feito com colírio anestésico e dura em torno de 20 minutos, é um tratamento tranquilo e com ótimos resultados.
Além de resolver o problema da catarata, a lente implantada pode ajudar a corrigir outros problemas de visão, chegando em alguns casos a dispensar o uso de óculos. Dependendo do tipo de lente, é possível melhorar a visão de longe (lente monofocal) ou de diferentes distâncias (lente multifocal).

Causas da catarata

A catarata ocular pode ser congênita (desde o nascimento) ou adquirida. O principal tipo de catarata adquirida é a catarata senil, que normalmente surge após os 50 anos em decorrência do envelhecimento natural do olho. Também existem outras causas que podem estar associadas ao desenvolvimento da doença:

• Lesões ou traumas oculares
  • Uso prolongado de medicamentos (como corticosteroides)
  • Doenças oculares inflamatórias e infecciosas (como uveíte)
  • Doenças como glaucoma e diabetes
  • Exposição prolongada à luz solar direta ou à radiação de raio x
  • Hábitos nocivos, como má nutrição, tabagismo e consumo excessivo de álcool

O paciente pode ter catarata nos dois olhos ou em apenas um deles. Pessoas que tiveram catarata em um olho têm mais probabilidade de desenvolver a doença posteriormente no outro olho, por isso as consultas oftalmológicas de acompanhamento são importantes mesmo após o tratamento.

Sintomas de catarata

A catarata é um problema progressivo. Os sintomas mais comuns são visão embaçada e sensação de névoa diante dos olhos. Conforme evolui, a catarata pode causar:

• Visão de halos ao redor das luzes
  • Necessidade de mais luz para enxergar bem
  • Dificuldade de leitura
  • Problemas em perceber contraste (exemplo: não conseguir diferenciar azul escuro de preto)
  • Percepção das cores menos vibrantes e mais amareladas
  • Visão dupla (fase avançada)
  • Cegueira reversível (fase avançada)
Imagem simulando a visão normal x visão com catarata

Alguns pacientes convivem anos com a catarata, até o problema começar a prejudicar a execução de tarefas simples do dia a dia, como ler, trabalhar, dirigir e reconhecer as feições das pessoas.
A cirurgia de catarata restaura completamente a visão do paciente e é uma alternativa para melhorar a sua qualidade de vida.

Quer saber mais sobre a cirurgia de catarata?

Ligue

(55) 3028.2428