Cirurgia de catarata

O nosso olho possui uma lente natural chamada de cristalino. O cristalino é transparente e por ele passa a luz que é focada para formar a imagem na retina, como em uma câmera fotográfica. A catarata é caracterizada pelo embaçamento do cristalino, impedindo total ou parcialmente a entrada de luz e prejudicando a visão. Essa opacidade no cristalino pode surgir naturalmente com a idade, ou como consequência de lesões oculares, uso de medicamentos e algumas doenças como, por exemplo, glaucoma e diabetes.

A catarata é um problema progressivo, que começa causando desconforto como se houvesse uma névoa diante dos olhos, mas o avanço pode causar visão dupla, sensibilidade à luz e até cegueira. Esse problema prejudica a execução de tarefas simples, como ler, dirigir e reconhecer as feições das pessoas.

O tratamento mais indicado para a catarata é a cirurgia, que dura poucos minutos e apresenta um resultado muito eficiente. Nessa cirurgia, o cristalino é removido e substituído por uma lente intraocular que já vem corrigida com o grau do paciente. Além de resolver o problema da catarata, a lente implantada pode ajudar a corrigir outros problemas de visão, chegando em alguns casos a dispensar o uso de óculos. Dependendo do tipo de lente, é possível melhorar a visão de longe (lente monofocal), ou de diferentes distâncias (lente multifocal).

Não devemos nunca ignorar o problema ou achar que não vale a pena realizar a cirurgia por causa da idade avançada, pois a qualidade da visão é essencial para a qualidade de vida em qualquer idade.

Para saber mais, ligue (55) 3028 2428 ou (55) 3026 2428.